.

Ano de 2009 é o mais chuvoso da década


O meteorologista da Empresa de Pesquisa e Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bistrot, disse nesta quinta-feira (28) que as chuvas que atingem o estado nas últimas semanas vão aumentar na faixa litorânea (setor leste) durante os meses de junho e julho. No interior, ao contrário, a tendência é que as precipitações diminuam.

"O que ocorreu durante os últimos meses no interior vai acontecer no litoral a partir de junho", afirmou Bistrot. De acordo com o especialista, 2009 é o ano mais chuvoso da década no Rio Grande do Norte.

Na última década, os anos em que houve o registro de mais chuva no RN foram os de 2004 (cerca de 900 milímetros) e 2008 (cerca de 1.100 milímetros). De janeiro a maio deste ano choveu 1.400mm, o que significa que, em menos de um semestre, este ano já superou os outros.

A maioria dos estudos dos modelos oceânicos e atmosféricos indica tendência de chuva normal à acima da média para a região do litoral do Nordeste brasileiro, durante junho a agosto: 40% acima da média, 35% ocorrência normal e 25% abaixo da média.

O meteorologista afirmou que ainda que fossem construídas mais barragens o estado teria inundações neste ano, pois choveu bastante e ainda choverá muito. Com o aumento de chuvas no litoral, a situação tende a piorar devido ao lençol freático urbano que dificulta a absorção da água pelo solo.

Fonte: Nominuto