
O apagão ocasionado por falha na transmissão de energia gerada pela usina hidrelétrica de Taipu, no Paraná, e que atingiu 18 estados do país na noite de anteontem, também se refletiu no Rio Grande do Norte, onde 29 municípios da regiões Oeste e Alto Oeste ficaram sem energia por 22 minutos.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que o blecaute ocorreu no horário entre 21:13 e 21:35, deixando sem energia elétrica cerca de 85 mil pessoas.
Apesar de o Estado não receber energia gerada em Itaipu, o gerente do Departamento de Comunicação Institucional da Cosern, Helder Cavalcanti Vieira, explicou que esses municípios potiguares foram atingidos com a falta de energia elétrica, porque o sistema energético nacional é interligado:”Quando a carga de Itaipu caiu, por medida de segurança automaticamente são desligados outros sistemas para que seja feito um alívio da carga”.
Segundo Vieira, o fornecimento de energia foi restabelecido em menos de 20 minutos na maioria dos municípios atingidos pelo “mini apagão” a partir de Assu e até Almino Afonso, município vizinho a Patu.
Vieira ainda disse que o blecaute não atingiu o município de Mossoró, o segundo mais importante do Estado, mas chegou ao vizinho Governador Dix-Sept Rosado. O apagão, segundo ele, também não alcançou Pau dos Ferros, município pólo do Alto Oeste.
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota informando que o blecaute no Sistema Interligado Nacional começou às 22h13 (horário de Brasília), do dia 10 de novembro, afetando 18 estados brasileiros.
O MME informou que o problema teve origem na transmissão da energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu. As panes ocorreram no sistema que liga a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo e em uma subestação que liga a Subestação de Itaberá a Subestação de Tijuco Preto, em São Paulo.
A energia foi totalmente restabelecida em uma hora depois do começo do blecaute, exceto nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que ocorreu ao longo da madrugada. Não se verificou, até o momento, danificação de equipamentos.
Mais informações na edição desta quinta-feira (12) da TRIBUNA DO NORTE.