.

Eraldo Pereira é novo presidente do PT/RN


A eleição do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores não será mais decidida em segundo turno. O secretário de Assuntos Institucionais da legenda, Olavo Ataíde, segundo colocado nas eleições internas, com 43% dos votos, desistiu da disputa para manter a “unidade do partido”. Diante disso, o vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Pereira, candidato mais votado, com 48% da preferência dos petistas, é o novo presidente do PT/RN.

Olavo, que era apoiado pela deputada federal Fátima Bezerra, contou que vai formalizar sua decisão na reunião ordinária da executiva estadual, na próxima segunda-feira (30). Ele alegou que a disputa no segundo seria muito acirrada, o que poderia favorecer a criação de um “ambiente político hostil” no partido.

“A disputa no primeiro turno foi muito boa, sem brigas nem crises. No segundo turno, a disputa seria muito equivalente, acirrada, o que poderia levar à exploração política da situação. Não podemos transformar as eleições do PT num Fla-Flu, ou numa simples disputa entre os líderes do partido. A unidade do partido fala mais alto que a minha eleição”, declarou.

Olavo disse que o resultado da eleição nacional do PT também influenciou na sua decisão. O ex-senador José Eduardo Dutra (SE) venceu a eleição já no primeiro turno e se tornou o novo presidente do PT para o período 2010-2012. “Como não haverá segundo turno nacionalmente, achamos melhor fazer uma composição para resolver a eleição aqui no RN já no primeiro turno”.

Segundo Olavo, a composição do novo diretório do PT/RN vai ser bastante equilibrada. O diretório é formado por 45 membros, além do presidente e do líder da bancada. As chapas de Eraldo, Olavo e Valmir Alves – terceiro colocado na eleição – devem indicar, respectivamente, 21, 20 e 4 membros para compor o diretório.

“Vamos ter um diretório em que não haverá hegemonia de nenhum grupo. Vai ser um diretório democrático, representando todas as forças políticas do PT”, afirmou Olavo.
Para Eraldo, novo presidente da sigla no RN, “o partido sai fortalecido deste processo”. “Não existem derrotados nem vitoriosos individualmente. O grande vencedor é o PT, que sai desse processo com mais consistência interna”, declarou.

Para Eraldo, que teve o apoio do deputado estadual Fernando Mineiro, “o partido sai fortalecido deste processo”. “Não existem derrotados nem vitoriosos individualmente. O grande vencedor é o PT, que sai desse processo com mais consistência interna”, declarou.

O vereador afirmou que “há muitas tarefas” a serem realizadas nos próximos três anos. Mas a principal missão já é em 2010: coordenar a eleição para presidente da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) no Rio Grande do Norte. Além disso, Eraldo disse que o partido deve antecipar as discussões sobre a sucessão estadual.

“Nós queremos manter a aliança no RN com os partidos da base aliada do presidente Lula. Vamos discutir a possibilidade de ocupar espaço na chapa proporcional e trabalhar para formar uma boa chapa proporcional para deputado estadual e federal”.

De acordo com o calendário nacional do PT, a posse dos novos diretórios estaduais está prevista para fevereiro, mas é provável que o PT/RN antecipe esse processo para janeiro.

Informações:Nominuto.com