.

Alerta para Rosalba e José Agripino



Estão ligados certamente os sinais de alerta do senador José Agripino e da senadora Rosalba Ciarlini diante do resultado das recentes pesquisas nacionais, dentre as quais a realizada pela Datafolha, mostrando o crescimento da candidata de Lula, Dilma Rousseff e a queda do candidato da oposição, José Serra, voto a voto, 37 a 37 pontos percentuais para cada um.

A pesquisa da “Vox Populi” sobre o quadro local tem uma omissão extremamente importante no que toca aos números para o Senado, quando, sabemos, disputam duas vagas os três líderes considerados ícones eleitorais do Estado, Agripino, Vilma de Faria e Garibaldi. Nenhum dos três pode perder sob pena de ficarem sem mandato.

O quadro local continua à mercê dos boatos, de “pesquisas” não divulgadas, “pesquisas com os resultados que até guardam um certo sentido”, já outras contraditoriamente que não guardam lógica nenhuma... “Pesquisas”, enfim, vistas “apenas por pessoas dignas de todo crédito” e vai por aí... Na praça tem “pesquisa” para todos os gostos e desgostos, não tendo nada ver a com agosto.

No quadro Nacional, já dá para observar uma tendência de crescimento, pesquisa a pesquisa, da candidata de Lula. A pesquisa da Datafolha foi à minudência de apurar a influência do programa eleitoral do PT na semana das pesquisas, quando os petistas colaram as imagens de Lula a Dilma, evidenciando o criador e a criatura, justos, o criador apoiando a criatura, isto é, Lula, apoiando Dilma.

Não temos divulgado nenhuma pesquisa sobre a influência que o maior eleitor do Brasil, o presidente Lula, possui sobre as eleições no Rio Grande do Norte, raciocinando-se apenas pelo óbvio, considerando-se que Rosalba e Agripino são do DEM, partido de oposição a Lula. Admite-se obviamente que o presidente Lula não vai querer a eleição de dois adversários, Rosalba para o Governo do Estado e Agripino que, se eleito, estará de volta ao Senado para fazer oposição ao governo de Dilma.

As pesquisas nacionais trouxeram grande alento para Dilma, mas podem ter acendido a luz vermelha de alerta para Agripino e Rosalba.

FEIJÃO MARAVILHA

A feijoada organizada para reunir treze mil pessoas, na festa destinada ao governador Iberê Ferreira de Souza, marcou o lançamento de sua candidatura à reeleição. Mas, criou, de saída, um problema para o senador Garibaldi Filho e o deputado Henrique Eduardo que vão comemorar os 40 anos de vida pública. Terão que ter feijão para reunir acima de treze mil pessoas. E, a partir de agora, está aberta a temporada das feijoadas para eleitores. Só o deputado João Maia trouxe nada menos que quatro mil pessoas para a feijoada de Iberê. Está garantido o escoamento da safra de feijão.

Agnelo Alves