.

Iberê e Carlos Eduardo dizem que não vão brigar pelo apoio de Lula

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidatos a governador pela base lulista no Rio Grande do Norte, se encontraram ontem, durante reunião dos partidos que dão sustentação ao governo federal, trocaram cumprimentos e saíram dizendo que não vão brigar pelo apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Carlos Eduardo afirmou que não havia nada definido sobre a participação ou não do presidente na eleição potiguar. Lula tem dito que não irá aos Estados onde a base aliada esteja dividida, como é o caso do RN.

O pedetista, porém, considera possível que o presidente participe da campanha aqui no Estado. Carlos Eduardo lembrou que, no primeiro turno das eleições de 2006, Lula apoiou dois candidatos em Pernambuco.

“Em 2006, o presidente apoiou Eduardo Campos do PSB e Humberto Costa do PT no primeiro turno da eleição em Pernambuco. Então, ele poderá vir ao Rio Grande do Norte”, argumentou.

Iberê sustentou que é o candidato da base aliada, mas não se importa em dividir a atenção do presidente nem da ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Planalto, com Carlos Eduardo.

Para o governador, caberá a Lula e a Dilma decidir em que palanque subir no Estado. Ele também considera possível que os dois declarem apoio tanto à sua candidatura quanto a do pedetista.

Pelas declarações oficiais, os pré-candidatos tentam demonstrar que a divisão na base não será motivo para transformar a eleição num ringue de luta livre. De olho no segundo turno, eles tentam manter o canal do diálogo aberto para não inviabilizar uma futura união.

Alisson Almeida
Nominuto.com