.

João Maia, Fátima e Rosalba são eleitos "parlamentares em ascensão"


O Rio Grande do Norte teve cinco dos 11 parlamentares da bancada federal incluídos na lista dos mais influentes do Congresso Nacional, divulgada na última sexta-feira (28) pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) estão entre os “Cabeças do Congresso” – os 100 mais influentes no Parlamento.

Já os deputados federais João Maia (PR) e Fátima Bezerra (PT) e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram considerados parlamentares em ascensão. De acordo com o Diap, fazem parte desta relação o deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas.

Em seu primeiro mandato, João Maia relatou dois projetos considerados importantes para o desenvolvimento do país. O primeiro foi a da lei do gás, cujos investimentos devem aumentar deste tipo de energia e diminuir a dependência do Brasil do gás boliviano.

A lei deve provocar efeitos no Rio Grande do Norte, com atração de novos investimentos e geração de empregos, tendo em vista a vocação natural do Estado como produtor e exportador de gás.

O segundo projeto relatado pelo republicano foi o da capitalização da Petrobras para exploração do Pré-Sal. Este último foi aprovado em março deste ano pela Câmara dos Deputados.

De acordo com João Maia, o projeto vai possibilitar a exploração de até 5 bilhões de barris de petróleo a partir de uma operação de aporte de recursos que deverá ser uma das maiores do mundo.

Fátima Bezerra, por sua vez, se destacou ao ser eleita para uma das três vice-presidências da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, passando a opinar, com direito a voz e voto, nas decisões da legenda.

A petista atuou na aprovação da PEC 300, proposta de emenda constitucional que trata do piso nacional para os policiais e bombeiros militares do país. Fátima também é relatora da proposta de projeto de lei que visa regulamentar o piso salarial dos agentes de saúde.

Rosalba Ciarlini, terceira da lista dos parlamentares em ascensão, chegou a essa posição por seu trabalho na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, que trata da regulamentação de profissões, fiscalização de todos os assuntos ligados a área da saúde da população brasileira, lida com todas as questões que tratam dos direitos trabalhistas e políticas públicas na área social.

A democrata, candidata à sucessão potiguar, afirmou que a inclusão do nome dela na lista do Diap demonstra que seu trabalho “está no caminho certo”.

Por Alisson Almeida, com informações do DIAP