Acabou acontecendo um fato raro em Acari nessa época do ano na tarde de hoje. Chuva, isso mesmo, chove no sertão seridoense! Sem entender muito o que está acontecendo, mas o fato é que vem caindo chuva na terra das cordilheiras. Desde as 14 horas, fomos abençoados e presenteados com bastante chuva, na expectativa de que se prolongue por todo mês junino. Quem sabe, só as beneficies de Deus. Desejamos que chova no mês de Santana e entregue agosto com o nosso Gargalheira sangrando para alegria de todos.
Essa é de admirar, nunca vi chuva nesse tempo ou nessas proporções. Segundo informações obtidas na Delegacia de Polícia, por volta das 16h45min min chovia cerca de 100 mm, e até agora continua chovendo.
Hoje ela começou a cair e é nesse período que é muito bem vinda, pois, o homem sertanejo já cultivou a terra para produção de feijão, mandioca, batata, milho etc. destinada às festividades juninas. A pastagem também começava a declinar. Nos locais mais altos a vegetação que nasceu com as chuvas de janeiro a abril já começa a murchar, sendo insuficiente para alimentar os rebanhos. Vamos aguardar apenas o milagre do sertão para que a natureza cumpra seu objetivo.
No Blog do Robson Pires
Maior chuva registrada no Açude Gargalheiras em Acari desde sua construção foi ontem
Choveu ontem à tarde na comunidade Gargalheiras, em Acari, aproximadamente 3h24min com índice pluviométrico de 197,00 mm.
Foi a maior chuva no local desde a construção do açude.
Que coisa linda!
Foto: Manoel Amaral de Medeiros. Chuva na serra. Água escoando para o açude. Bela imagem. A casinha lá no pé da serra.
Chuva em junho no Seridó
Surpreendentemente voltou a chover ontem em vários municípios do Seridó. Teve registro de até 127 milímetros.
Confira o registro de algumas chuvas:
Acari – 127,6 mm
Carnaúba dos Dantas – 110 mm
Florânia – 86 mm
Cruzeta – 80 mm
Jucurutu – 76 mm
Jardim do Seridó – 60 mm
Parelhas – 36 mm
Caicó – 19 mm
Ipueira – 19 mm
São João do Sabugi – 18 mm