.

Em seu melhor jogo na Copa, Inglaterra 'estreia' e avança

Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Eslovênia, gol de Defoe, em Porto Elizabeth, a Inglaterra, em sua melhor partida em solo africano, garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo nesta quarta-feira.

Emocionante! Eua marcam no último minuto e se classificam

Quando o juiz apitou o final do jogo, a vaga era eslovena. Contudo, no mesmo instante, Donovan roubou o lugar dos europeus ao marcar o gol da vitória dos Estados Unidos sobre a Argélia. Realmente incrível.

Se não foi brilhante, ao menos a Inglaterra conseguiu imprimir seu ritmo desde o início. Com as entradas de Defoe e Milner no time titular - nas vagas de Heskey e Lennon, respectivamente - o time foi mais objetivo e veloz. Depois de uma semana de fragilidade fora de campo, jogando bola os ingleses demonstraram solidez.

INÍCIO DIFERENTE

Para se ter uma noção mais clara do rendimento da equipe nos primeiros minutos do jogo contra a Eslovênia, em apenas 30 minutos de bola rolando, a equipe de Fabio Capello já havia arrematado seis vezes em gol. À esta altura do jogo contra os argelinos, pela segunda rodada, o time havia desferido apenas um chute.

Outra diferença decisiva para o resultado foram as participações efetivas dos meias Lampard e Gerrard, e do atacante Rooney. Antes apagadíssimos no Mundial, o trio participou efetivamente da partida. Rooney, especialmente, enfim, parece ter chegado à África. O jogador do Manchester United brigou, buscou jogo e deu linda assistência que Lampard quase converteu.

O gol que abriu o placar teve a assinatura de Capello. Milner colocou boa bola na área, Defoe se antecipou à zaga e estufou a rede de Samir Handanovic. Euforia nos pubs londrinos. O técnico italiano confirmou a escalação dos protagonistas da jogada do gol horas antes do English Team entrar no Estádio Nelson Mandela Bay.

Os britânicos mantiveram o controle do primeiro tempo, mas, naturalmente, o time deu uma desacelerada. Os eslovenos, por sua vez, não ofereceram maiores perigos para o goleiro James, do Portsmouth. Tudo que os torcedores ingleses desejavam.

E SEGUE O RITMO...

Os campeões mundiais de 1966 decidiram não dar sopa ao azar. Logo aos 30 segundos da etapa final, Defoe perdeu a chance de se consagrar de vez. Com o goleiro fora do gol, Lampard bateu o escanteio, o camisa 1 rebateu, os ingleses colocaram a bola na área eslovena e, sozinho, o atacante do Tottenham desviou para fora

O mesmo Defoe marcou, aos três, mas o auxiliar apontou corretamente o impedimento. Samir Handanovic, em cabeçada quase certeira de Terry, e a trave, em chute de Rooney, salvaram a Eslovênia. A aposta eslovena era arriscada. A equipe limitou-se a apenas uma ação ofensiva no segundo tempo.

Com o apito do juiz, a Inglaterra ficou com a sensação de que pode conseguir mais na Copa. Aos eslovenos, resta a contagem regressiva até a Copa do Mundo de 2014, e o arrependimento por ter confiado no 0 a 0 entre Estados Unidos e Inglaterra.

Classificado em segundo lugar, a Inglaterra aguarda agora o primeiro colocado do Grupo D - que sairá por volta das 17h30 desta quarta, em Brasília - para conhecer seu rival nas oitavas de final, que será dia 27, domingo, em Bloemfontein.

FICHA TÉCNICA
ESLOVÊNIA 0 X 1 INGLATERRA

Estádio:Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data-Hora: 24/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Auxiliares:Mike Pickel (ALE) e Jan-Hendrik Salver (ALE)
Público: 36.893 presentes
Cartões amarelos: Jokic, Birsa e Dedic (ESL); Johnson (ING)
Cartões vermelhos: -
Gols: Defoe 21'/1°T (1-0)

ESLOVÊNIA: Samir Handanovic, Brecko, Suler, Cesar e Jokic; Birsa, Koren, Radosavljevic e Kirm (Matavz 33'/2°T); Novakovic e Ljubijankic (Dedic 16'/2°T) - Técnico: Matjaz Kek.

INGLATERRA: James, Johnson, Upson, Terry e Ashley Cole; Milner, Gerrard, Lampard e Barry; Rooney (Joe Cole 26'/2°T) e Defoe (Heskey 40'/2°T) - Técnico: Fabio Capello.

Lance!Net