.

Juiz ajuda, mas Eslováquia tropeça na estreia em Copas


A Eslováquia até contou com ajuda da arbitragem, mas tropeçou em sua estreia em Mundiais: nesta terça-feira, ficou no 1 a 1 com a Nova Zelândia, em Rustemburgo, pela primeira rodada do Grupo F. Os europeus saíram na frente com Vittek, que estava em posição de impedimento no lance, mas Reid, já nos acréscimos, empatou.

Com o resultado, todas as seleções do grupo estão empatadas com um ponto, já que, na segunda-feira, Itália e Paraguai também empataram em 1 a 1.

As equipes voltam a campo no próximo domingo. A Eslováquia enfrenta o Paraguai, em Bloemfontein. Em Nelspruit, a Itália pega a Nova Zelândia.

O jogo


A partida começou com o mesmo cenário da maioria das anteriores desta Copa: um jogo estudado, de muita cautela e poucas chances. Os eslovacos apostaram na posse de bola, enquanto a Nova Zelândia foi insistente nos cruzamentos para a área.

Superior tecnicamente, aos poucos os europeus acertaram o posicionamento de seu meio de campo. Hamsik, escondido no início da partida, recuou para armar as jogadas. Já o habilidoso volante Weiss se arriscou na frente, com jogadas pelos dois lados do campo.

A melhor oportunidade do primeiro tempo aconteceu em falha bisonha do goleiro neozelandês Paston. Aos 32, camisa 1 saiu errado pela esquerda e deixou a bola nos pés do grandalhão Vittek, que, sozinho, errou a assistência para o meio da área. Hamsik, em chute perigoso após jogada ensaiada, também assustou.

No entanto, o gol saiu justamente utilizando a única arma do rival. Aos cinco minutos da etapa final, Sestak cruzou da direita, ainda na intermediária, e encontrou a cabeça de Vittek, que estava impedido. O auxiliar não viu e confirmou: 1 a 0.

O gol mudou o rumo da partida. A Nova Zelândia desfez sua linha de quatro zagueiros e, com apenas três homens atrás, se lançou para o ataque. Sem muitos recursos, seguiu apostando nos cruzamentos para a área. A insistência foi recompensada aos 47, quando Reid, em posição duvidosa, empatou de cabeça.


FICHA TÉCNICA
NOVA ZELÂNDIA 1 X 1 ESLOVÁQUIA

Estádio: Royal Bafokeng, Rustemburgo (AFS)
Data-Hora: 16/6/2010 - 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Jerome Damon (AFS)
Auxiliares: Enock Molefe (AFS) e Celestin Ntagungira (RUA)
Público: 23.871 presentes
Cartões amarelos: Locchead e Reid (NZL); Strba (SLK)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Vittek 5'/2ºT (0-1) e Reid 47'/2ºT (1-1)

NOVA ZELÂNDIA: Paston, Reid, Nelsen, Vicelich (Christie, 32'/2ºT) e Smith; Bertos, Lochhead, Elliot, Fallon e Killen (Wood, 27'/2ºT); Smeltz - Técnico: Ricki Herbert.

ESLOVÁQUIA: Mucha, Zabavnik, Durica, Skrtel e Cech; Strba, Weiss, Sestak (Holosko, 35'/2ºT) e Hamsik; Jendrisek e Vittek (Stoch, 38'/2ºT) - Técnico: Vladimir Weiss.

Lance!Net