.

Paraguai vence Eslováquia e deixa classificação encaminhada


No embolado Grupo F, a partida entre Eslováquia e Paraguai foi encarada como uma decisão para as duas seleções. Mas, com um plano mais ofensivo, a equipe paraguaia conseguiu a vitória por 2 a 0, em Bloemfonteim, neste domingo, e assumiu a liderança provisória da chave.

A tática dos eslovacos - jogar na defesa e apostar nas bolas altas - não deu resultado. No fim das contas, os sul-americanos comemoraram. Com um gol em cada tempo, marcado por Vera e Rivero, o Paraguai mantém a boa fase e fica próximo de garantir vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo.

A primeira boa chance do jogo foi criada rapidamente. Santa Cruz, de fora da área, testou o goleiro Mucha. Depois de uma pressão inicial do Paraguai, as seleções passaram a errar muitos passes no meio-de-campo e não conseguiam criar jogadas de perigo.

A seleção representante da Europa atacava em doses homeopáticas - praticamente de 15 em 15 minutos. Na primeira, Durica chegou pela esquerda e cruzou bisonhamente. Aos 22, desta vez pela direita, outro cruzamento sem perigo. Em troca de passes, a equipe chegou de novo. Porém, novamente, a bola na área não deu em nada.

Após três raras chegadas ao ataque, a Eslováquia assustou de verdade. A seleção do Velho Continente arrumou um escanteio pelo lado esquerdo do ataque. Na cobrança Salata cabeceou para fora.

O Paraguai, que procurava mais o jogo, foi premiado. Aos 27, após jogada de Lucas Barrios, o camisa 13 Vera abriu o placar.

Após o intervalo, as equipes esfriaram o jogo e o ritmo caiu. Os jogadores paraguaios adotaram uma postura mais defensiva. Os eslovacos tentavam sair para o jogo. Porém, sem muita técnica, pouco conseguiam criar.

A melhor jogada da segunda etapa - e praticamente a única - demorou para ser realizada. Somente aos 26 minutos, em boa jogada pela esquerda, Santa Cruz levantou para Vera. O autor do gol do jogo cabeceou e a bola passou raspando a trave.

Quando tudo se encaminhava para a vitória simples por 1 a 0, o Paraguai marcou mais um e finalizou o jogo. Após uma confusão na entrada da área, a bola sobrou para Riveros que mandou uma bomba para o fundo das redes.

Na última rodada do Grupo F, a Eslováquia, praticamente eliminada, enfrenta a Itália, em Joanesburgo. Já o Paraguai, que deixou bem encaminada sua classificação para as oitavas de final da competição mais importante do planeta, pega a Nova Zelândia.

FICHA TÉCNICA
ESLOVÁQUIA 0 X 2 PARAGUAI

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (AFS)
Data-Hora: 20/6/2010 - 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Eddy Maillet (SEY)
Auxiliares: Evarist Menkouande (CMR) e Bechir Hassani (TUN)
Público: 26.643 presentes
Cartões amarelos: Durica, Sestak e Weiss (SVK); Vera (PAR)
Cartõs vermelhos: -
Gols: Vera 27'/1ºT (0-1) e Rivero 41'/2T (0-2)


ESLOVÁQUIA: Mucha, Pekarik, Skrtel, Salata (Stoch 38'/2ºT) e Durica; Strba, Hamsik, Sestak (Holosko 25'/2ºT) e Weiss; Kozak e Vittek - Técnico: Vladimir Weiss.

PARAGUAI: Villar, Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel; Victor Caceres, Vera (Edgar Barreto 43'/2ºT), Riveros e Valdez (Torres 23'/2ºT); Santa Cruz e Barrios (Cardozo 37'/2ºT) - Técnico: Gerardo Martino.

Lance!Net