No jogo de estreia do Grupo D da Copa do Mundo, a seleção de Gana venceu a Sérvia por 1 a 0, na manhã deste domingo, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória. O único gol do jogo saiu dos pés do atacante Gyan, que converteu pênalti já no fim do duelo, quando Kuzmanovic colocou a mão na bola.
As diferenças entre as seleções de Sérvia e Gana ficaram claras no início do jogo. Logo aos nove segundos, Pantelic arriscou bom chute de longe, mas foram os ganenses que mostraram maior ofensividade em toda a partida. Mais habilidosos, os africanos trocavam passes rápidos e certeiros, o que resultou em contra-ataques perigosos.
Enquanto a Sérvia se mostrava afobada, a veloz seleção de Gana apresentava objetividade, procurando quase sempre as jogadas pelo alto. No meio, Asamoah estava bem, criando boas oportunidades para o ataque e finalizando com perigo. Pela esquerda, caminho preferido para chegar ao gol sérvio, Sarpei insisitia nas bolas aéreas, mas as conclusões eram interrompidas pela zaga adversária, que mostrou eficiência.
Errante na troca de passes, a Sérvia não aproveitou a boa visão de jogo do atacante Zigic que, mais recuado, não foi correspondido por seu companheiro de ataque. Pantelic esteve mal durante os noventa minutos. Teve dificuldades com o domínio da bola e se posicionou equivocadamente em diversas oportunidades de gol.
Somente no segundo tempo as chances concretas de balançar a rede apareceram. Aos oito minutos, Ayew recebeu bola pingada por Tamoe e mandou de cabeça. Bola fora. Aos 13, Pantelic fez sua primeira boa jogada na partida e cruzou na medida para Zigic que, de frente para o gol, perdeu. Apesar de continuar desatenta, a Sérvia teve melhores chances na etapa final. Krasic quase abriu o placar, ao soltar uma bomba da intermediária. Kingston, atento, fez bela defesa e evitou o pior.
Se as duas defesas, bem armadas, deixavam o marcador zerado enquanto a bola rolava, coube a Kuzmanovic o triste papel de definir o resultado, desfavorável à sua equipe. O sérvio colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro argentino Hector Baldassi não perdoou: pênalti assinalado. Na cobrança, Gyan bateu forte e não deu chances para o goleiro Stojkovic.
SÉRVIA 0 X 1 GANA
Estádio: Loftus Versfeld, Pretoria (AFS)
Data-Hora: 13/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Assistentes: Ricardo Casas (ARG) e Hernan Maidana (ARG)
Cartões amarelos: Lukovic, Kuzmanovic, Zigic, Vorsah e Tagoe.
Cartões vermelhos: Lukovic 28'/2ºT (SER)
Gols: Gyan 37'/2ºT (0-1)
SÉRVIA: Stojkovic, Lukovic, Ivanovic, Vidic e Kolarov; Milijas (Kuzmanovic 16'/2ºT), Stankovic, Krasic e Jovanovic; Zigic (Lazovic 23'/2ºT) e Pantelic - Técnico: Radomir Antic.
GANA: Kingson, Pantsil, Vorsah, Jonathan Mensah e Sarpei; Annan, Kevin-Prince Boateng, Dede Ayew, Tagoe e Asamoah (Appiah 27'2ºT); Gyan - Técnico: Milovan Rajevac.
Lance!Net