.

Eduardo Campos derrota Jarbas em pernambuco já no 1º turno

Embalado pelos altos índices de popularidade de sua primeira gestão no Palácio das Princesas, Eduardo Campos foi reeleito governador de Pernambuco neste dia 3 de outubro. A disputa nas urnas, como previram as pesquisas, esteve longe de ser apertada. Durante os últimos dois meses de corrida eleitoral, sondagens feitas pelos institutos Datafolha e Ibope mostraram Campos com pelo menos 40 pontos de vantagem sobre seu principal oponente, o peemedebista Jarbas Vasconcelos.
Campos, durante a campanha, prometeu preservar os projetos de sucesso de seu primeiro governo, construiu uma ampla base de apoio (contando inclusive com membros do PSDB, partido não alinhado ao PSB) e associou fortemente sua imagem à do presidente Lula, de quem já foi articulador no Legislativo e ministro da Ciência e Tecnologia.
Seu prestígio, porém, foi atacado diversas vezes pelos adversários durante a disputa. Jarbas, por exemplo, criticou o pessebista por sua atuação durante as enchentes que castigaram Pernambuco em meados do ano, matando dezenas de pessoas e deixando milhares de desabrigados (Campos, na época, virou notícia por não haver equipado o Estado com radares capazes de prever grandes tempestades). Também acusou o rival de, quando governador, haver realizado repasses estaduais a prefeitos em troca de apoio político – o que Campos negou.
Com a vitória tranquila nas urnas, o pessebista já é apontado como um dos novos grandes líderes da esquerda no país.