Pelo menos 108 pessoas morreram e 502 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas remotas na Indonésia, segundo as autoridades locais.
Foto:Arte G1
![]() |
| Mapa localiza o epicentro. |
A informação é de Hendri Dori Satoko, parlamentar do arquipélago Mentawai, o mais afetado.
Ao menos dez povoados foram destruídos, e as autoridades temem que o número de mortos aumente nas próximas horas à medida que mais informação chegue.
As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente, seguiram-se a um terremoto ocorrido na costa da Ilha de Sumatra na véspera.
O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.
Quatro fortes réplicas de magnitude 6,1, 6,2, 5,3 e 5,3 foram registradas durante a madrugada e esta terça-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.
O arquipélago de Mentawi, a 150 quilômetros a oeste do litoral de Sumatra e habitado por 68 mil pessoas, é formado por 70 ilhas, que há vários anos se tornaram um dos destinos do Sudeste Asiático mais visitados pelos surfistas.
