.

Lula afirma que Dilma está livre de “herança maldita”

Em discurso repleto de elogios à sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, “não receberá nenhuma herança maldita”, como ele próprio afirmou ter recebido. “A Dilma ajudou a construir o Brasil que ela vai receber”, acrescentou Lula.

O presidente mais uma vez abandonou o discurso escrito e falou de improviso durante a 3ª Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, realizada no Rio. Após afirmar que o Brasil oferece hoje mais oportunidades do que muitos países considerados ricos, Lula citou uma série de obras e realizações de seu governo. Ele falou sobre as perspectivas econômicas que deixará para Dilma e exortou a plateia a olhar “bem para a cara do presidente, para ver o que é otimismo”.

Referindo-se à Petrobras, Lula classificou como paradoxo “um metalúrgico socialista passar para a história como o presidente que promoveu a maior capitalização da história da humanidade”. “A Petrobras, que valia apenas 15 merrecas de bilhões de dólares, hoje vale praticamente US$ 203 bilhões”, discursou. Em seguida, citou a realização da Copa no País em 2014 e das Olimpíadas no Rio, dois anos depois: “São coisas que a gente jamais imaginava, porque o pessimismo era muito grande.”