.

Japão decreta estado de emergência em usina nuclear

O governo do Japão decretou nesta sexta-feira estado de emergência em uma usina nuclear de Fukushima devido a uma falha no seu sistema de resfriamento após o terremoto de 8,9 graus que sacudiu o país, com epicentro na região nordeste. Não houve vazamento de radiação, mas a segurança da instalação ficou ameaçada.
De acordo com o secretário-chefe de Gabinete, Yukio Edano, a usina apresentou uma falha mecânica após ser desligada por conta do tremor. Segundo ele, a medida foi uma precaução.
A agência de notícias Kyodo disse que um incêndio ocorreu na usina nuclear Onagawa, da Tohoku Electric Power Company, no nordeste do Japão após o terremoto.

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica, as quatro usinas nucleares japonesas situadas perto da área atingida pelo terremoto foram fechadas em segurança. A Aiea, entidade da ONU para a fiscalização de energia nuclear, sediada em Viena, disse que estava buscando mais informações sobre que países e instalações nucleares poderiam estar em risco pelo tsunami provocado pelo terremoto.
"As quatro usinas nucleares do Japão mais próximas ao local do tremor foram fechadas em segurança", disse a agência em comunicado, acrescentando que estava agindo em conjunto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para obter mais detalhes da situação. "A agência ofereceu seus serviços ao Japão, caso o país peça assistência", acrescenta o comunicado. 

Do O Globo