Será amanhã a partir das 20h na Ilha de Santana a apresentação do pianista Artur Moreira através do projeto “um piano pela estrada.Com uma estrutura móvel, o seu caminhão-teatro ficará estacionado onde são geralmente armados os palcos dos shows na Ilha.
O caminhão conta com próprio palco, som amplificado independente, iluminação, telão, camarim com ar condicionado dentre outros setores gerenciados por uma equipe de 17 pessoas, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros profissionais.
O objetivo é levar música, universal e brasileira, a uma população que dificilmente teria acesso a esse tipo de manifestação. Com aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, o projeto tem patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Thyssenkrupp, Poupex e do Governo do Estado.
Cada concerto tem cerca de 1h30 de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
Do xerife