.

Produtores rurais de várias cidades do Nordeste se reúnem em Acari para discutirem problemas causados pelo BNB




Reportagem e fotos: Nelder Medeiros

Nesta quinta-feira (16/02), às 9:30 da manhã no Centro Paroquial de Acari, foi realizada uma reunião com vários produtores rurais da região Nordeste com o objetivo de unir a classe agricultora para lutar por uma Medida Provisória, que suspenda todas as execuções que o Banco do Nordeste promove contra o agricultor. Atualmente são 1.830.000 agricultores  no Nordeste sofrendo  com essas execuções, no qual o BNB faz com que os mini, pequenos e médios agricultores paguem várias vezes a mesma dívida junto ao banco, fazendo com que esses agricultores muitas vezes tenham que vender  suas terras para quitar as dívidas, já os grandes agricultores (usineiros) em 14 agências nas capitais, o BNB perdoou R$ 2,9 bilhões, segundo informações do Presidente da associação Jair Pereira.

Jair Pereira


  A reunião foi conduzida por Jair Pereira Guimarães, Presidente da AMCREPB – Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba, que fez questão de dizer:
“Tudo o que eu falo contra o BNB, falo com certeza, tenho documentos que comprovam o que digo. O que mais me doe, foi ter que vender minha terra, pra pagar uma dívida ao Banco do Nordeste que eu já havia pago.”  Ele disse ainda: “ Eu sempre dou conselhos ao produtores dizendo: Não confie no BNB, na dúvida procure a Associação. O BNB aumenta o saldo devedor do agricultor ilegalmente para receber mais dinheiro do Governo Federal.” Disse.

Produtores Rurais da Região Nordeste


No momento foi apresentado o Projeto de Lei Nº 688/2011 do Senador Vital do Rêgo, no qual deixa claro que o “Governo Federal tem a obrigação de reconhecer a situação de vulnerabilidade do agricultor nordestino e oferecer condições de flexibilidade para a quitação de suas obrigações junto às instituições financeiras federais, principalmente quando se trata de agricultores familiares e de mini, pequeno e médio porte.” 

Na ocasião, foi entregue uma cópia do projeto à José Geraldo - assessor do Deputado Henrique Alves (PMDB) – para que o mesmo tome conhecimento e possa tomar providências no sentido de articular a aprovação do mesmo.
Estiveram presentes também, Dr. Caio (Advogado da Federação de Agricultura do RN), Caíto e Gustavo (Representando o escritório da EMATER em Acari), Chico Onézio ( Secretário de Agricultura ) Isaias Cabral (acompanhando o assessor  do Dep. Henrique - José Geraldo ), Secretários de Agricultura e Presidentes de Sindicatos das cidades vizinhas e produtores rurais de Acari e várias cidades da Região  Nordeste.

Brevemente o senhor Jair Pereira,  Presidente da AMCREPB – Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba, irá juntamente com um grupo de produtores à Brasília, para levar a problemática situação ao conhecimento de senadores e deputados.