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Conheça a história da Viação Jardinense


Por Heitor Bezerra 
Foto: Josenildo Rodrigues
O site Bus Ação RN trás um relato de uma grande empresa (que infelizmente passa por uma crise sem precedentes), mas que aos poucos está demostrando que está sim ainda bem viva. Estamos falando da Viação Jardinense, empresa esta que transporta diariamente centenas de pessoas que se locomovem da capital até o interior, (Seridó e Oeste). A Jardinense é conhecida também como "Empresa de matuto"

Como surgiu

A história da Jardinense nasceu a partir da Família Baltazar. O seu patriarca, Joaquim Silvestre da Costa, conhecido como “Joaquim Baltazar”, começou a fazer transporte de cargas na década de 50 e, em 1958, adquiriu o primeiro veículo para transporte de passageiros com destino a Natal (RN) e Campina Grande (PB).

Na data de 21 de março de 1969, foi fundada a Auto Viação Jardinense LTDA pelo Sr. Joaquim e seu filho mais velho Tenival, com a sede localizada em Jardim do Sérido/RN. A cidade do Seridó foi quem deu origem ao seu nome. Na década de 70, a Jardinense teve a sua sede transferida da Cidade de Jardim do Seridó para Natal, ampliando as suas linhas intermunicipais.

Expansão

Nos anos 80, iniciou-se uma grande expansão da empresa. A mesma adquiriu os primeiros veículos da Volvo e não foi só isso. A empresa também comprou linhas de grandes empresas, como as da Nossa Senhora da Aparecida, São Geraldo e da Luso Brasileira. A pintura nessa época se assemelhava muito a da Gontijo, mas com fortes tons amarelos creme.

Nos anos 90, a empresa compra os primeiros veículos com motor dianteiro, todos da recém nascida Busscar. Em 1995, a empresa adquire seu primeiro ônibus com ar condicionado. Esse veículo tinha o prefixo 1475 e hoje ele presta fretamento. Em 1997, o serviço expresso é expandido com a aquisição de El Buss 320 Scania K113, que faziam Natal / Caicó via Currais Novos e Natal / Pau dos Ferros via Itau.

Em 2001, a empresa faz a maior renovação da história. A mesma adquire os moderníssimos Vissta Buss K124IB, além de 6 Busscar Micruss Volkswagen 9-150 (sendo os primeiros micros da empresa). Os micros usualmente fazem o serviço expresso da empresa. E não é só isso: A Jardinense também mudou a pintura, passando agora a ter azul como cor dominante.

Crise

A partir de 2006, a crise da Jardinense começou a ficar mais evidente por conta da concorrência desleal com clandestinos, bem como pela falta de atenção do Governo do Estado, além de problemas na gestão. Em 2009, a crise se agravou mais, tendo inclusive devolução de linhas e suspensão do serviço expresso em algumas localidades (a linha Natal / Pau dos Ferros expresso deixaria de existir a partir de 2010). Houve até boatos de falência da empresa, mas todos foram negados. Em um intervalo de dois anos, a empresa perde dois veículos por conta de incêndios.


Mas o fundo do poço foi no final de 2009, em que a empresa não tinha veículos o suficiente para suprir a crescente demanda de passageiros que iam para o Seridó. A mesma teve que alugar um veículo de idade bastante avançada para tentar suprir as necessidades.

Acidentes
Ônibus capotou entre Jardim do Seridó e Caicó em 201: (Foto: Marcos Dantas)
Dois graves acidentes por pouco não terminaram em tragédia. Dois tombamentos de veículos, próximo a Caicó deixaram dezenas de passageiros feridos em 2011. Um incêndio de grandes proporções em pleno Natal de 2011 também contribuiu para jogar a credibilidade da empresa na lama
Incêndio próximo a Santa Cruz no Natal de 2011
Boatos da venda da Jardinense para Itamaracá Transportes

Nesse ano, surgiram boatos de que a Jardinense seria vendida para o grupo pernambucano que controla 3 empresas aqui no Rio Grande do Norte. Por conta da Itamaracá estar se expandindo aqui no Rio Grande do Norte (começou em 2010 com a venda a Trampolim da Vitória, 2012 com a venda da Nossa Senhora da Conceição e da Barros). E com isso, o boato começou a ganhar força,mas acabou sendo desmentido.

Recuperação lenta e progressiva

Em 2012, a Viação Jardinense está tentando se recuperar lentamente, de maneira progressiva,mas ainda está na UTI. Esse ano,bem como no ano passado, a empresa adquiriu 4 veículos, sendo 3 usados e um novo, todos alocados para o serviço expresso da empresa. O novo é um belo Comil Piá Volkswagen 9-150 EOD, climatizado, mais um micro, também Piá. Os dois são El Buss, um é Mercedes - Benz O400 e o segundo é um Scania K124IB.
Micro ônibus comprado pela a empresa 0Km | Foto de: Josenilson Rodrigues




Dentro deste contexto de altos e baixos, de glória e declínio, a empresa, apesar de tudo, tem tentado prestar um bom serviço aos clientes.