.

Estudante acariense é destaque no curso de Letras da UFRN, campus de Currais Novos

A acariense Andressa dos Santos Pontes foi destaque em sua turma do curso superior de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Currais Novos. Filha do pedreiro, Genilson Pontes (Bachinho) e da Dona de casa, Vera Lúcia dos Santos, a jovem viu o resultado de seus esforços durante todo o curso e recebeu uma grande surpresa sendo laureada com a “Medalha de Mérito Estudantil”. Confira na íntegra o texto emocionante da estudante (enviado ao blog): 

“A noite de 15 de março de 2013 ficará eternizada na história da minha vida. Na ocasião, recebi a tão aguardada diplomação, juntamente com os meus colegas do curso superior de LETRAS – 2012.2, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do campus de Currais Novos. Também proferi o discurso, como oradora da turma, representando-os com muita honra e regozijo. Além de tudo, experimentei a maravilhosa e indescritível surpresa de ser laureada e receber a medalha de mérito estudantil, acompanhada de um certificado assinado pela Magnífica Reitora da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz, atestando-me como a melhor concluinte da minha turma. 

Diante de tanta emoção, só pude verter as mais alegres lágrimas, abraçada aos meus colegas, professores, amigos e familiares, que estiveram na Colação de Grau da minha turma, compartilhando conosco do nosso momento de vitória. Sabedora sou de que só cheguei até aqui porque tive o amor, a educação e o incentivo dos meus pais, o Pedreiro Genilson Amaro Pontes (Bachinho) e a Dona de casa, Vera Lúcia dos Santos Pontes, que vendeu doces (brigadeiros e beijinhos), incansavelmente, por quase um ano, nas escolas da minha cidade para me ajudar a pagar as despesas da minha formatura. Tive também o apoio, o auxílio e o cuidado dos meus preciosos irmãos José dos Santos Pontes e Vanessa dos Santos Pontes, dos meus tios Huelton, Estevam e Gracinha, e dos meus avós Geraldo Amaro e João Estevam, dentre outros familiares. 

Só cheguei até aqui porque estudei nas melhores escolas públicas da cidade de Acari e fui instruída pelos melhores professores que alguém poderia ter. Portanto, faço questão de nominá-los e honrar os meus agora, colegas de profissão. No Ensino Fundamental Menor, fui ensinada pelas professoras: Robenilda, Elizabete de Raimundo Feliciano, Bianca, Marlene Bezerra, Rúbia Kátia, Célia de Manelzinho e Socorro de Mário do Sindicado. No Fundamental Maior e no Ensino Médio, na Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, aprendi muitíssimo com as professores de Língua Portuguesa: Fátima Barbosa e Clegiane Santos; com os professores de Matemática, Física e Química: Ana de Piba, Fátima Dantas, Abel, Ari e José Fernandes; com os professores de História: Socorro de Priminho, Valdenor de Guiinha e Neta Ferreira; com os professores de Ciências, Biologia, Geografia, Sociologia e Economia: Vilma Coelho, Edivina Espínola Fernandes, Suely de Salete, Selma, Mirela, Elineuza e Eliene; com os professores de Língua Inglesa: Josa, Angélica (kekinha), Rosa Maria, Inemário Medeiros e Lizândra; o professor de Filosofia: João Oliveira, com a professora de Artes e Ensino Religioso, a pedagoga Solange Sayonara. ´


Também nomino, com gratidão, os mestres e doutores que tive durante os quatro anos de graduação. Cada um foi indispensável em minha formação acadêmica e profissional e passo a citá-los: Amarino Queiroz, Ana Paz, Derivaldo, Eva Barros, Edneide Galvão, Josilete Azevedo, Maria Assunção Silva Medeiros, Gianka Bezerril, Jennifer Sarah Cooper, Lucélio Aquino, Mário Lourenço, Márcia Tavares, Márcio Renato, Marise Mamede, Rodrigo Acosta, Sebastião, Sonia Morais, Soraneide, Stefânnya Macedo, Valdenides Cabral Dias e Valquiria Santos. Em especial, minha gratidão às professoras Maria Assunção e Márcia Tavares. A Professora Maria Assunção por ter sido a primeira que me concedeu a oportunidade de participar, como bolsista remunerada, de um Projeto de Pesquisa, na área da linguística. Logo após, a Professora Márcia Tavares, por ter me orientado por dois anos seguidos, em dois Projetos de Pesquisa remunerados, na área de Literatura Infanto-juvenil. 

Acarienses diplomados em Letras, juntamente com Andressa: Allana, Aprígio, Cristiane, Caliza, Flávia, Livia, Monique e Rennis
Acrescente-se ainda, que de forma honrosa, na noite de 15 março, ao meu lado, mais oito colegas acarienses foram diplomados em LETRAS, totalizando nove concluintes. A saber, Allana Thaísa dos Santos, Andressa dos Santos Pontes (eu), Aprígio Francisco da Silva Júnior (Juninho), Caliza de Araújo Medeiros, Cristiane Alves Dantas, Flávia Mayara Félix Dantas, Lívia Grazielly dos Santos Oliveira, Monique Santos e Renis Gomes. Para os filhos de Acari, realce-se ainda, que foram atribuídas as três maiores notas da turma, no chamado IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), para: Cristiane, Andressa e Aprígio Júnior; constituindo-se motivo de orgulho para a educação acariense, que possui alunos destaques e novos professores habilitados, nas línguas portuguesa e inglesa. 

 Por fim, agradeço a Deus pela graça que concedeu aos meus colegas e a mim, pois estou convicta de que toda dádiva e todo dom perfeito provém dele, então, dou-lhe todo louvor e glória. Resta-me dizer, incansavelmente, “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios 15:57).

 Andressa dos Santos Pontes.