.

Prefeito de Acari Isaias Cabral é entrevistado pelo CN Agitos


Entrevista exclusiva ao Portal CN Agitos o prefeito de Acari, Isaías Cabral, falou das dificuldades encontradas no seu início de mandato, dos projetos para a cidade e da Festa de Nossa Senhora da Guia. Isaías foi eleito pelo PMDB, na coligação Acari Melhor para todos, e obteve 4.184 votos, equivalente a 51,57% dos votantes. Tem como vice Fernandão.

CN Agitos - Prefeito, depois de mais de 4 décadas que Acari ficou nas mãos de um grupo político, o Senhor chegou como "Profeta" para mudar isso, e já passados pouco mais de 6 meses do seu mandato, já é suficiente para dar uma visualizada como Acari se encontra nesta questão administrativa?

Isaías – "Realmente como você bem falou, do PMDB mesmo, faz 44 anos que não ocupava a cadeira no Executivo. Houve a mudança 2012, iniciamos essa nossa gestão em 2013, as dificuldades que encontramos foram muitas, mas mesmo assim estamos fazendo o possível dentro das nossas limitações para puder fazer uma administração da qual o povo nos confiou, e quero dizer que, todos os setores da administração do nosso município estão funcionando. Que seja saúde, educação, assistência social, agricultura, desenvolvimento econômico, obras, a demanda é muito grande, mas vocês podem ver andando pela cidade, que realmente está bem assistida".


CN Agitos – Acho que hoje a maior dificuldade é essa instabilidade no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), como lidar com essa situação?

Isaías – "Na verdade, um dos maiores problemas que eu acho em relação as dificuldades foi a questão dos 4 meses de funcionalismo, que eu recebi da gestão anterior em atraso. Estou de janeiro pra cá honrando nossos compromissos rigorosamente em dia, e ainda não tive condições de sentar com todo mundo para assumir um compromisso e poder cumprir, mas mesmo assim eu tenho sempre conversado com eles, que não precisa mais eu provar pra eles o meu compromisso e a minha responsabilidade, com o mesmo recurso que a gestão passada deixou 4 meses em atraso, hoje com esse mesmo recurso estou pagando em dia, apenas não estou tendo suficiência financeira para honrar essa pendência."


CN Agitos – E os repasses do FPM?

Isaías – "A questão FPM, você pega por exemplo janeiro e fevereiro foram dois meses razoáveis, ai março e abril houve uma queda, maio deu uma melhorada, e vem junho e julho, outra queda, ai você fica sem ter como se programar suas receitas e despesas. Mas desde o início disse que a prioridade seria honrar o compromisso do funcionalismo e venho fazendo. Porém esse mês de julho foi um mês muito difícil. Inclusive, conversando com a FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), no último dia 31, eles me disseram que esse mês de julho apenas 65% dos municípios potiguares conseguiram honrar com a folha de pagamento de pessoal por completo, e 35% parcial."


CN Agitos – A crise é generalizada em todos os municípios?

Isaías – "Quando a gente se expõe para disputar um cargo eletivo, somos conscientes que vamos viver em cima de altos e baixos, de sucesso e de dificuldade, mas acredito que a gente deve ter perseverança, ser persistente, com o pé no chão e fazer realmente o que a gente pode. Não adianta querer fazer algo para tentar está mostrando pra mídia e no final a realidade não ser bem aquilo que você está falando." 


CN Agitos – Quais os projetos hoje em andamento em Acari?

Isaías – "Hoje nós temos já em andamento construção de uma praça de eventos no bairro José Dantas Cortez, no Conjunto Novo Acari, temos também algumas pavimentações, um projeto grande de saneamento básico, que pleiteamos e já passamos por duas etapas e eu acredito, que se Deus quiser, a gente vai conseguir ser contemplado com esse benefício. Enfim, estamos lutando por muitas coisas, emendas federais, estive em Brasília por duas vezes, consegui com alguns parlamentares emendas para questão do turismo, para o esporte, para a saúde, na educação também já lançamos no sistema construção de escolas, construção de quadras poliesportivas, estou sempre procurando conseguir algo para nosso município. Agora, temos que ser consciente, isso não acontece de uma hora pra outra e nem em um passe de mágica, isso vai acontecendo de acordo com os trâmites normais e com a disponibilidades dos governos estadual, federal, porque infelizmente nos governos municipais praticamente hoje todos estão limitados, que não tem uma receita própria e vive dessas transferência constitucionais, praticamente estão honrado só com folhas de pessoal."


CN Agitos – Prefeito tem algum projeto específico que o Senhor gostaria de entregar a população até o final do seu mandato?

Isaías – "Na verdade eu tenho um sonho, mas é de fazer uma administração abrangente como um todo, não só centrado em uma determinada obra. Mas tenho vontade e se eu realmente conseguir, ter um espaço para eventos. Como você vê, um período de uma Festa de Padroeira, no local tem um BR que corta, e a gente precisando passar por audiência na Justiça Federal, isso é desgastante, você tem que está lá se explicando, mostrando, e muitas vezes sendo interpretado de uma maneira que não merecia. Então se nós tivéssemos um espaço próximo ao evento, na saída para o Gargalheiras, por exemplo, isso não precisava acontecer. Mas confesso a você que o meu sonho era poder fazer uma administração com abrangência em todos os setores e segmentos, porque realmente não adianta focar em uma só coisa e outras ficarem deficientes."


CN Agitos – A gente sabe que Acari tem um potencial turístico imenso. Tem algum projeto para essa área?

Isaías – "Nós temos um potencial enorme, essa beleza que Deus nos deu o Gargalheiras, mas eu acredito que para se montar um projeto turístico não pode ficar restrito só ao Gargalheiras, teríamos que montar um projeto de turismo rural, religioso, cultural, gastronômico, e ai sim, conseguiríamos fazer um roteiro dentro do município e o visitante teria condições de passar um dia todo e gerando uma receita para o próprio município. O turista quando vem para um local ele vem com intuito de visitar e de gastar e isso movimenta a economia, minha intenção é dar uma melhorada nesta situação e expandir mais, não pode ficar restrito só a uma coisa. Eu acredito que Acari é uma cidade que se pensando dessa forma, no futuro próximo, tem muito a melhorar."


CN Agitos – Como estão os apoios externos?

Isaías – "Eu tenho a ligação com o Governo do Estado, que vem passando esses momentos difíceis, mas tenho conseguindo algumas emendas, dentro das possibilidades de também ser liberadas. Tenho uma ligação com o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta; com o presidente da Câmara, deputado Federal Henrique Alves; e com o ministro Garibaldi. Enfim, politicamente eu consigo me relacionar bem, tanto com a bancada estadual, quanto com a federal, até porque quando os procuro, vou buscar benefício para a nossa cidade."


CN Agitos – Aproveitando que Acari está em festa, da sua Padroeira, deixa um recado para os acarienses, e aproveita faça o convite para que as pessoas venham prestigiar a Festa de Nossa Senhora da Guia.


Isaías – "Eu quero convidar todos os acarienses e visitantes para agora no período de 5 a 15 de agosto participar da Festa de Nossa Senhora da Guia, que este ano está completando seus 150 anos. A nossa filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas que também esse ano está completando seus 25 anos, e está tendo também uma programação especial. Quero convidar a todos para participar desta festa maravilhosa, tenho certeza que todos serão bem acolhidos e pedir que tudo transcorra dentro da normalidade, na paz, na harmonia, porque esse é um momento religioso, para a gente pedir e agradecer a Deus, e social, para a gente reencontrar as famílias, os acarienses ausentes e os visitantes também, que sempre que vem a Acari, são sempre muito bem recebidos."