.

Açude Gargalheiras atinge pior volume de água de sua história

Deu no G1 - O açude Gargalheiras, que abastece os municípios de Acari e Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, atingiu o pior volume de água de toda a sua história. O reservatório, que tem capacidade de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos de água, está com pouco mais de 8% do total. É o que mostra matéria exibida nesta segunda-feira (21) pela Inter TV Cabugi. 

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), cerca de 250 famílias da região estão recebendo água por meio de carros-pipa. Além disso, existe o limite de 20 litros de água por dia. 


A falta de chuvas é o principal fator que levou ao reservatório atingir seu nível mais baixo em 55 anos.
A preocupação dos moradores é tanta que eles já estão apelando para a fé. Fiéis católicos de Acari e Currais Novos organizaram uma procissão de Sant'Ana, padroeira da região, para pedir por mais chuvas. De acordo com a dona de casa Anailma Araújo, a esperança é que em 2015 o açude Gargalheiras volte a sangra.

É o segundo ano que os fiéis realizam a procissão. As imagens de Sant'Ana e de Nossa Senhora da Guia cruzam o reservatório de barco.