.

Água um bem infinito


O I Desafio Jovempreende realizado pela Única Master durante os dias de 23 a 26 de setembro de 2014 tem como uma de suas missões propor a realização de um texto sustentável, cujo tema aborde sobre “O Uso Consciente da Água”. Nessa perspectiva, o grupo empreendedor da cor cinza, decidiu participar da campanha, elaborando um texto conscientizando o Brasil e o mundo.

A água é um bem precioso, porém finito. O seu uso consciente é o único caminho para a manutenção de todas as formas de vida no planeta. No entanto, o que mais temos visto é o seu mau uso, acarretando em perdas e desperdícios.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades do consumo e da higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros diariamente. Importante ressaltar que gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. 

Economizar água e dinheiro, sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas é primordial. Nesse sentido, é preciso ter conhecimento de que: 
  -  Hora do banho a população consome quase 135 litros de água . Se fecharmos o registro o consumo cai para 45 litros
  -  Lavar louça com a torneira meio aberta em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Com a economia pode chegar a 20 litros.
   -   Uma lavadora de louças com a capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizar somente quando estiver cheia.

   - Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.

    -   Os vazamentos são grandes vilões.

   - Observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.

- Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

É de suma importância que todos evitem excessos com o consumo de água, pois se cada um seguir algumas regras básicas, pode-se ter sucesso na economia desse bem. Além disso, a natureza agradece, e o bolso ficará ainda mais feliz .