Último suspiro: Gargalheiras implora por chuva


De Jean Souza - De longe, uma bela imagem. De perto, a paisagem é de cortar coração. Onde existia um mar de água, hoje deu local às pedras que só eram vistas até a época de sua construção, há mais de 50 anos. Essa é descrição do atual cenário do majestoso Gargalheiras, segundo maior reservatório de água do RN que hoje encontra-se com menos de 5% de sua capacidade hídrica.

A situação é tão preocupante, que há alguns dias foi preciso alojar uma balsa para instalar uma bomba de captação de água, já que a principal comporta do reservatório já se encontrava totalmente descoberta. 

Se não chover nos próximos dias, o Marechal Dutra poderá parar de abastecer as cidades de Acari e Currais Novos, dois municípios que dependem exclusivamente dele, haja vista que o outro reservatório que ajudava no abastecimento de Currais Novos, o Açude Dourado, já está vazio e a tão sonhada adutora de engate rápido, que tanto foi usada na época das eleições para angariar votos, ainda está no papel e a previsão é de que o início da construção (se for construída) será para o final de 2015.