Acariense acredita em inverno bem acima da média no Seridó


Considerado um dos profetas do tempo mais respeitados da região do Seridó, o agricultor Raimundo Alves, morador do Sítio Parelha, em Acari demonstra otimismo com relação às chuvas deste ano. Raimundo fez essa declaração na manhã desta quinta-feira (05), ao participar do encontro com o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot em Caicó.

O "Profeta do Tempo" confessa usar várias experiências para suas previsões, como a carga do cumarú, da aroeira, do feijão brabo. Mas uma delas, ele faz questão de destacar. “Os ratos nunca mais tinham feito ninho em cardeiro, e fizeram esse ano. É um excelente sinal. A minha expectativa para o inverno deste ano, se os ventos continuarem como essa mudança do dia 02 pra cá, vamos ter um inverno normal, e ainda pode ter uma surpresa, de acima do normal”, explicou.

O profeta diz orgulhoso que de dez previsões ele costuma errar no máximo duas. Até prêmio pelas suas profecias, Raimundo Alves já ganhou. “Em 2011 eu previ que chovia na região do Acari acima do normal e choveu 782 mm; em 2012 eu disse que ia ser seco e choveu apenas 256 mm; em 2013 disse que o ano ia se repetir 2012 e choveu 191 mm; em 2014 previ que teríamos um acumulado de chuvas de 600 mm e tivemos 645. E em 2015 estou animado, vai ser normal de uns 600 mm, e poderemos ter surpresa, um inverno acima da média com um acumulado de 700 mm”, disse Raimundo Alves.

Por: Marcos Dantas