No meio político, é grande a expectativa com relação as eleições desse ano. A Lei da Ficha Limpa está deixando muitas das definições sobre quem pode e quem não pode ser candidato para serem anunciadas apenas após as convenções partidárias que acontecem no mês de junho. Em outros tempos nesse período do ano já havia uma definição sobre quem seriam os candidatos.
Só no RN mais de mil pessoas que exerceram ou exercem cargos públicos podem ficar impedidas de disputar as eleições municipais deste ano. A lista com os gestores condenados ou com prestações de contas pendentes será divulgada até o dia 5 de junho, pelo Tribunal de Contas do Estado. Não cabe ao TCE decretar a inelegibilidade de forma automática, mas sim enviar ao Tribunal Regional Eleitoral os nomes dos que cometeram irregularidades relacionadas na Lei da Ficha Limpa como impeditivas para candidaturas.
O presidente do Tribunal de Contas, Valério Mesquita, aponta que o superfaturamento está entre as irregularidades mais comuns cometidas nas Prefeituras do Rio Grande do Norte.