.

180 anos: Parabéns meu Acari!


Acari completa mais um ano hoje, 180 anos de Emancipação política e os filhos da terra comemoram por existir no mundo um pedacinho de terra tão bom pra se morar. 

 Como diz a música de Niltinho di Acari: "Acari, vedete do Seridó! [...] Teu cenário é grandeza, o qual própria natureza se encarregou de criar, Acari, terra de tanta beleza com a fundação do Gargalheiras veio lhe complementar, espelhando as cordilheiras, como disse o poeta “até parece o mar!”.


Um pouco de história

Inicialmente habitado pelos índios Cariris, a povoação atual teve início no século XVIII, com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região. A criação do município se deu por meio de Resolução do Conselho do Governo do dia 11 de abril de 1835, quando se efetivou a emancipação do município de Caicó.

Com uma população de 11.034 habitantes (IBGE, 2010), a cidade possui área de 596 quilômetros quadrados. Tem o reconhecimento nacional como “a cidade mais limpa do Brasil”, e a cidade de Acari fez do Açude Gargalheiras um dos pontos turísticos mais visitados da região.

É a terra de Dom Eugênio Salles (in memorian)  cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, da atriz global Titina Medeiros, do Jornalista da TV Assembléia Ricelli Araújo, do Padre Flavinho atual cerimoniário da Catedral de São Pedro, no Vaticano. A Terra das Cordilheiras, Cidade das Letras ou até mesmo Terra Maravilhosa (assim denomina esse blogueiro) é uma cidade amada por todos, e recheada de grandes talentos pelo mundo afora.