.

BRINCANDO DE SER DEUS: Especialista prevê nove anos de seca no RN

Seca é a maior de todos os tempos - V & C
O amigo que tá lendo este título deve ta tão apreensivo quanto eu que o pincei de um trecho da Tribuna do Norte de hoje, 13. Se com o segundo ano consecutivo de seca aqui no Seridó, a situação está nesse patamar de calamidade, vocês imaginem se o pesquisador Luiz Carlos Baldicero Molion, PHD em Meteorologia e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas tiver certo. Ele afirmou que o Rio Grande do Norte terá, assim como a Paraíba, mais nove anos de estiagem. O homem afirma que os estudos sobre o comportamento das temperaturas nos oceanos, relacionados com os levantamentos dos dados das séries históricas de chuvas nos estados nordestinos, indicam que haverá um longo período seca na região. “Será preciso medidas emergenciais nos próximos anos. Mas é preciso ultrapassar o imediato. Não se pode mais perder tempo e adiar as ações que criem condições para ao desenvolvimento ao aproveitar as características”, destaca. 

O professor alerta que os estados do Nordeste precisam estar preparados para um longo período de poucas chuvas nos próximos anos. “Não gosto da palavra ‘seca’, porque a região já tem essa característica quase de forma permanente. Trata-se de mais um período com chuvas abaixo da média”, defende. Segundo ele, as secas constantes e severas no semiárido nordestino têm relações diretas com fenômenos que ocorrem no Oceano Pacífico. Ele lembra que em torno de 71% da superfície da terra é coberta pelos oceanos. Por isso, a temperatura das águas oceânicas influenciam o comportamento das chuvas. “Quando as águas do Pacífico estão frias, as chuvas nos Estados nordestinos são reduzidas. Quando as águas esquentam no Pacífico, as chuvas aumentam por aqui”, explica. 

Particularmente não acredito nesta teoria, ou melhor, prefiro nem acreditar em tal e catastrófica possibilidade, mas eu sou um simples digitador de palavras. Os governos, estes sim devem pegar esse dado e trabalhar no estudo de medidas que venham a suportar tamanha estiagem. É melhor errar para mais...