O Rio Grande do Norte receberá R$ 42.803 milhões do total de recursos da Medida Provisória (MP) 484/10 destinado ao financiamento do ensino médio nas regiões Norte e Nordeste em 2010. A MP está sendo analisada na Câmara dos Deputados e deve ser votada no Congresso Nacional até 14 de maio, data em que passa a trancar a pauta.
Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), da Comissão de Educação e Cultura, o objetivo da MP é restabelecer os investimentos perdidos pelos estados prejudicados pela queda de receita dos fundos estaduais em 2009 com a crise mundial. “Com esses recursos vamos garantir a manutenção das matrículas existentes e dar continuidade à expansão da oferta de vagas nessas duas regiões onde os estados sofrem de maior carência de oferta”, destaca.
A MP foi editada pelo presidente Lula em 30 de março de 2010. No dia 1º de abril, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou a Resolução de nº 4 estabelecendo os critérios de transferência dos recursos aos Estados por meio do Programa Especial de Fortalecimento do Ensino Médio, criado pela medida provisória.
A transferência dos recursos será feita automaticamente e diretamente aos estados considerados prioritários pelo FNDE, conforme o número de matrículas no ensino médio público, os indicadores de desenvolvimento da educação básica e o valor anual por aluno previsto no Fundeb. As despesas correrão à conta de dotação específica consignada ao FNDE em 2010. O valor destinado não poderá entrar na cota constitucional de 25% de impostos arrecadados pelos estados que deve ser investida em educação.
O depósito será feito em uma única parcela em conta-corrente específica até o 10º dia útil após a aprovação do crédito. Os estados beneficiados terão até 30 de novembro de 2010 para prestar contas dos recursos recebidos.
Por: Zizi Farias
Acessoria de Imprensa(Brasília/DF)