.

Universidade: UFRN é condenada a pagar indenização por diagnóstico falso de HIV

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0WFrafXFn-W90SuxuAaJmRFDVOMV4Ersk8_mk3TEaNu-zKjAWqbJ2sKd2mTxbqJc7hSco29G8pLs2Z6yqiopkHeorWdCNFN8OsI5dqer1Dki-KInrUIiwKzacVEBO5xLMFGDtMQ4XeBwL/s1600/logo-ufrn1.jpg
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 50 mil por ter feito diagnóstico falso de HIV em uma mulher gestante. A decisão foi do Juiz Federal Magnus Augusto Costa Delgado, titular da 1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte. A vítima foi atendida no Hospital Ana Bezerra, na cidade de Santa Cruz. A instituição também foi condenada a providenciar sessões de terapia para a mulher no Serviço de Psicologia Avançada.

“Partindo da premissa de que a autora e sua filha estão fisicamente saudáveis apesar do parto traumático, e levando em conta que a felicidade pelo recebimento do diagnóstico correto e negativo para HIV é uma dádiva por si só, considero suficiente o valor de R$ 50.000 como reparação pela angústia sentida no dia do parto e nos dias que se seguiram até que sobreveio a confirmação do exame”, escreveu o Juiz Magnus Delgado na sentença.