Se não chover, Gargalheiras têm água para abastecer Acari e Currais Novos por mais dois meses


De Marcos Dantas - Com apenas 3,18% de sua capacidade total d’água (em torno de 1 milhão e 500 mil metros cúbicos), o Açude Gargalheiras tem água para abastecer as cidades de Acari e Currais Novos por mais dois meses. Isso se não chover. É o que garante o chefe do escritório da CAERN de Acari, Adelson Santos. Desde o início de novembro que o Açude já entrou no seu volume morto, que é de 5%, o que tem obrigado a Companhia a usar o sistema de flutuantes para captar água que abastece os dois municípios. 

Isso tem obrigado a CAERN a intensificar mais ainda o sistema de rodízio para garantir o abastecimento dos municípios. De acordo com Adelson, são 48 horas com água e 24 horas sem. “Nessas 48 horas dividimos Acari em dois setores e Currais Novos em seis. Por causa dessa divisão e para garantir água a todos, em Currais Novos chega água na sua residência um dia e seis não, e em Acari a cada 48 horas”, explicou Adelson.

A entrevista completa de Adelson Santos, a partir das 6h30 desta quinta-feira (18) no Panorama 95, com Marcos Dantas na Rural FM de Caicó.